27/07/2017 às 15:50 Dicas para noivas Casamento

Autoral x Produtoras

1588
4min de leitura

Porque Contratar um Trabalho Autoral?

Sobre fotografia, vou esclarecer que existe hoje no mercado de casamentos 2 tipos de fornecedores: a Fotografia e Vídeo Autoral e, as Produtoras de Foto e Vídeo.

Em 6 anos de Fotografia já vivi muita coisa: trabalhei como freelance para as empresas de Fotografia, que tem um peso no mercado de foto e filmagem (as chamadas Produtoras) e, muitas vezes sentia que o cliente tinha orgulho do nome da empresa, mas não do material apresentado ou mesmo do atendimento prestado.

Nesse tempo registrei quase 500 casamentos, dos mais simples aos mais glamorosos e, em todos os eventos senti a mesma coisa: as pessoas são carentes de atendimento!

Isso mesmo, atendimento! Passei a perceber que empresas de foto e vídeo acabam tendo um atendimento de números afinal,  "qual o número do seu contrato? O senhor não contratou esse serviço!"

Em um mundo onde tudo passa tão rápido, as respostas têm que ser precisas, ninguém tem mais tempo para nada, e o atendimento passou a ser expresso também!

Acredite, não existe coisa mais triste que chegar em um making of de noiva/noivo e, conhecer o cliente no mesmo dia.

Este atendimento acaba sendo frio, afinal estamos nos tratando como cliente e fornecedor, não? "Boa tarde senhora noiva, sou o colaborador X da empresa Y e, vou acompanhá-la no dia de hoje!"

Como conseguir captar a emoção se não existe conexão entre o cliente e fotógrafo?

Como profissional me coloco no lugar dos noivos, acredito que um dia tão importante não pode ser tratado como mais um casamento, é um dia único, não só para o casal mas por se tratar de uma história única, a cada casamento registrado as emoções, olhares são únicos não se repete em qualquer outro casamento, qual o sentido de tratar a fotografia do seu casamento como mais um ? 

Não faz sentido fechar  10 casamentos em um sábado, (sim, financeiramente é ótimo para a empresa contratada) se o registro será padrão, protocolar, não será jamais um registro único e marcante na vida do casal.

Foto realizada no acompanhamento da prova de vestido quase 2 meses antes do casamento

Mas deixa eu explicar melhor o que é um trabalho autoral.

Na Fotografia Autoral, nosso trabalho começa já no primeiro contato com o cliente.

Gosto de saber da vida do casal, o que eles gostam, como se conheceram, como está a vida à dois e, quais são as suas expectativas para o casamento.

Muitos podem estar se questionando, "mas afinal o que isso tem a ver com a Fotografia de casamento?" Minha resposta é TUDO!!!

Com esse primeiro contato, vamos sonhar juntos como será o grande dia!

De certa forma, ajudamos o casal a pensar melhor em cada detalhe do casamento.

Sempre digo nas reuniões que, a partir do momento que o casal resolve se casar, ele começa a viver em um universo paralelo, em que apesar de sua rotina com o trabalho, faculdade, entrega de TCC, etc., eles irão correr uma maratona para que cada detalhe aconteça até o dia casamento.

O ensaio Pré Wedding tem papel fundamental nisso, pois é um dia em que o casal se dedica um para o outro, e juntos nos divertimos muito.

Com uma Produtora de foto e vídeo, quem será o profissional que vai acompanhá-los?

"Poxa realmente não se sabe, pode ser qualquer profissional que esteja livre no dia agendado."

E a diferença está justamente aí, já que no trabalho autoral, o mesmo fotógrafo que assinou o contrato é quem irá acompanhá-los, é o nosso caso aqui na JSTELLA fotografia fotografa em 100% dos casamento eu Juliano e a Vanessa minha esposa  iremos acompanhar o casal em todas as etapas até o grande o dia.

Alias outro detalhe importante é não estamos preocupados em quantidade e sim em qualidade por isso nos comprometemos em fotografar apenas 1 evento no dia, assim jamais precisariamos contar outros fotografos de fora ou não ter a atenção voltada para o dia tão sonhado dos nossos clientes.

Se cria assim uma relação de confiança entre fotógrafo e cliente e, como resultado os noivos se sentem muito mais à vontade.

Sabe aquelas fotos espontâneas com que todo mundo sonha? Tenha certeza que tem relação direta com este detalhe.

Por tudo isso, nós da Jstella Fotografia acreditamos que o casal não se casa apenas no dia da cerimônia.

Nós queremos estar com os casais durante os meses de preparação, pois cada etapa merece uma atenção especial como o chá bar, a última prova do vestido e outros momentos marcantes, que são registrados na Fotografia Autoral.

Mas tudo isso é a Fotografia autoral?

Não, nem tudo isso é Fotografia autoral!

Porque mais do que fazer Fotografia, nós nos interessamos pelas pessoas, por suas histórias e não apenas pelo número do seu contrato ou pelo fato de o cliente poder ou não contratar um investimento maior na Fotografia.

É perceber o alívio no olhar da noiva quando você chega na cerimônia e, sentir que em você, ela pode confiar.

É notar a calma do casal em poder compartilhar todos os detalhes do seu sonho com você.

É fazer parte!

Mas infelizmente o pensamento de muitos casais é eliminar coisas da lista e, contratar logo uma empresa de foto e vídeo é uma delas.

Fechando Foto Autoral em uma empresa e Vídeo Autoral com outra, o cliente passa a ter um atendimento exclusivo, acolhedor, personalizado e, com um custo. Ah, mas será que o custo é tão relevante depois de tudo isso?

27 Jul 2017

Autoral x Produtoras

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicasparanoivas fotografiaautoral

Quem viu também curtiu

17 de Jan de 2020

Que roupa usar no Pré-wedding?

24 de Jun de 2017

Dicas para escolha de vestido

24 de Jun de 2017

Assessoria X Cerimonial Principais Diferenças